A Escola

A Nova Escola João de Deus Ramos situa-se na Av. João Crisóstomo em Lisboa e pertence à freguesia das Avenidas Novas, zona que nos últimos anos tem apresentado um aumento gradual de habitantes, trazendo uma nova dinâmica a este bairro.

A Nova Escola João de Deus Ramos, com o alvará n.º 866, foi fundada em 1945 por João de Deus Ramos, filho do poeta João de Deus.

O motivo que levou à sua criação prendeu-se com o facto de haver necessidade de dar uma continuidade ao Jardim Escola da Estrela, cuja oferta de ensino chegava apenas até ao segundo ano de escolaridade. Assim, esta escola, ao ser criada, oferecia as valências que abrangiam desde o ensino pré‑primário até ao 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

João de Deus Ramos é um pedagogo incontornável quando se fala da história da educação em Portugal. Numa época em que não se pensava na educação das crianças dos três aos cinco anos (final do século XIX e princípio do século XX), foi um pioneiro nesta área alertando para a importância de desenvolver capacidades nas crianças antes de iniciarem o 1.º ano de escolaridade.

Humanista por excelência, fundou onze Jardins-escolas onde se aplicava uma metodologia muito própria, não só no aspeto didático, como também no cuidado com o espaço físico e lutando para que nas suas escolas não existissem diferenças de classes sociais. Foi eleito deputado em 1913 e em 1915 e exerceu ainda o cargo de Governador Civil, de Ministro da Instrução Pública e de Ministro do Trabalho.

Os princípios preconizados pelo poeta João de Deus continuam a ter voz no nosso Projeto Educativo visto que um dos nossos objetivos é contribuir para a formação de indivíduos com forte espírito cívico, levando-os a perceber a importância de se ultrapassarem desigualdades económicas, sociais e culturais, norteando as suas condutas para com os outros pelo respeito, pela tolerância e compreensão, pela solidariedade e responsabilidade.

A continuidade foi assegura por sua filha Maria da Luz Syder de Deus Ramos Ponces de Carvalho, mãe da atual Diretora.

É com orgulho que referimos que, a realidade que é hoje a nossa escola pautada, por um lado, por um passado ilustre de 78 anos de atividade educativa, promovendo o sucesso escolar, e por outro, pelo seu presente, caracterizado por novos e exigentes desafios, leva a que os seus profissionais se ajustem, aperfeiçoem, atualizem os seus conhecimentos, procurando dar resposta a essa exigente realidade. Destacamos, por exemplo, o facto de os nossos alunos terem registado a melhor média nacional no último ano em que decorreram Provas Finais no 1.º Ciclo do Ensino Básico (2015).

Salientamos também que uma das nossas prerrogativas é o respeito absoluto pelo ritmo de aprendizagem de cada criança. Desde muito cedo que procuramos implementar a autonomia e independência em todo o processo de ensino-aprendizagem, valorizando os seus conhecimentos e a construção dos seus saberes em todas as áreas. É uma estratégia que tem trazido muitos benefícios aos nossos alunos dados os bons resultados que registam quando ingressam no 2.º Ciclo de escolaridade em qualquer escola, independentemente de esta ser pública ou privada.

Achamos ainda pertinente referir que somos há muito uma escola virada para a inclusão. Um desafio que abraçamos e ao qual procuramos dar resposta criando condições para que estas crianças vejam os seus direitos respeitados. Tentamos de todas as formas ao nosso alcance   promover o seu desenvolvimento e as suas aprendizagens, trabalhando de forma muito próxima com os elementos especializados que os acompanham. A inclusão é uma mais‑valia para toda a comunidade escolar. Ao aprender desde muito cedo a lidar e a respeitar as diferenças, as crianças tornam-se mais atentas, mais solidárias, e participativas, e certamente isso irá refletir-se na sociedade no futuro, promovendo  a educação para a cidadania, de modo a formar um cidadão responsável e consciente dos seus direitos e deveres para com todos os seus pares.

Na Nova Escola João de Deus Ramos, a educação não se restringe apenas ao ensino, às aprendizagens a atingir, às competências tradicionais a adquirir, antes englobando uma educação para os valores em que o respeito pelo outro, pela diferença e a tolerância e solidariedade são essenciais na formação humana e académica de cada aluno.

Somos uma escola para todos, onde todos se sentem respeitados e valorizados,
tendo em conta a individualidade de cada aluno.